Postagem em destaque

A palavra de ordem é prevenção!

Este blog estréia no mesmo mês que um ataque cibernético mundial, promovido pela Wannacry, infectou sistemas em mais de 100 países, coloca...

Podcast 2

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Por que ainda não nos preocupamos com cibersegurança?

Seria falta de conhecimento sobre os perigos que rondam o ciberespaço? Seria pela presunção de que isso não aconteceria com você? Ou pelo simples fato de achar que os criminosos não se interessariam pelos seus dados? Ou ainda:
seria pelo comodismo de achar que a proteção deve vir de empresas de tecnologia ou de entidades que oferecem serviços digitais, por exemplo?

Certa vez entrei em uma famosa loja de utensílios domésticos quando fui surpreendido pelo fato de que nenhuma mercadoria estava cadastrada no sistema. Indaguei o porquê disso e a funcionária me disse que hackers haviam sequestrados todo os dados do sistema da loja.

Não sei qual foi o desfecho: se pagaram o resgate ou deixaram para lá e refizeram todo o trabalho perdido. Mas, com certeza, isso foi um transtorno enorme para a loja.

Ainda é perceptível que mesmo com cenário alarmante do crescimento do número de ciberataques no Brasil, muitas empresas e indivíduos ainda continuam subestimando as ameaças que rondam o ciberespaço. Basta estar conectado, navegando pela Internet e, em um clique no lugar errado, já era: você foi atacado e, na maioria das vezes, pode levar muito tempo para descobrir a tragédia que isto pode representar na sua vida.

Prevenção é tudo! Ainda mais no ciberespaço.

Quando escritórios, empresas, rede de lojas etc. minimizam a importância da cibersegurança, fica difícil esperar o contrário de seus funcionários. É talvez aí, que comece a falta de conscientização do indivíduo. Se a empresa não se preocupa, porque ele deveria me preocupar? Eles tem muito mais a perder e nem ligam, por que ele deveria se preocupar?

E é tão simples tomar medidas de segurança que irão te proteger ao navegar pelo ciberespaço. Tudo começa por você. E é disso que se trata a série de dicas que mais uma vez Cyber Bob está listando aqui no blog:

https://cybersecurityone.blogspot.com/2021/10/cyber-bob-e-o-aumento-do-numero-de.html

E quando afirmamos que se proteger no ciberespaço começa por você, podemos comprovar. Lembram do exemplo da loja citado por Cyber Bob em alguns parágrafos mais acima? Pois é, provavelmente foi algum funcionário despreocupado e desavisado, usando o computador da loja, que clicou em algum lugar que não devia e, com muita certeza, deixou entrar um ransonware que sequestrou todos os dados do sistema de mercadorias da loja.


Vocês podem até achar que este tipo de dano não é grande coisa. Mas e se fosse um funcionário de um hospital, por exemplo? Onde algum familiar seu estivesse para ser operado. Imaginem um ataque cibernético a este hospital por causa de um clique "inofensivo" de um funcionário em um link aparentemente conhecido; que, como consequência, sequestraria todos os dados dos prontuários dos pacientes. Já pensou o caos que iria ficar?

Lembram do WannaCry? (https://olhardigital.com.br/especial/wannacry/)

Pois é, pensem nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário