Postagem em destaque

A palavra de ordem é prevenção!

Este blog estréia no mesmo mês que um ataque cibernético mundial, promovido pela Wannacry, infectou sistemas em mais de 100 países, coloca...

Podcast 2

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Dica 2 - Dicas valiosas. Como se proteger no ciberespaço.

 Como escrito no post anterior (dica 1 - https://cybersecurityone.blogspot.com/2021/10/cyber-bob-e-o-aumento-do-numero-de.html):

Os criminosos virtuais estão SEMPRE atualizando e aperfeiçoando suas técnicas e incorporando as mais novas tecnologias para aplicação de golpes via Internet.

Então, segue mais uma valiosa dica de Cyber Bob (recomendamos a leitura deste post até o final):

- Faça regularmente o backup 

de todas as informações que importam para você (pessoais) ou seu conteúdo de trabalho em uma empresa, por exemplo.
Mesmo que a sua empresa ainda não adote medidas de segurança para seus dados, VOCÊ pode começar a fazê-lo para não prejudicar seu trabalho.

Podemos usar backups em nuvem (Google Drive, Dropbox...), por exemplo. Mas eu ainda apostaria em um pendrive ou CD e DVDs graváveis.
Sim, eles ainda existem e, na minha opinião, deveriam ser mais bem aproveitados no que diz respeito a proteção de dados e backups.

Vou te expor o porquê do meu pensamento:

Mais uma vez a razão são os ransonwares.

Atualmente eles são o ataque de maior sucesso entre os hackers. Tão poderosos que:

- Roubam suas credenciais e
- Podem destruir o seus backups na nuvem ou armazenados em seu celular ou notebook;
- Vazam os dados roubados;
- Podem te expor publicamente e
- Podem te ameaçar 

Você pode estar pensando: "Mas eu não tenho dado (informação) para ser roubado e muito menos algo de valioso a ponto de pagar o resgate que estes cibercriminosos possam vir a pedir!".

Pense em você como parte de um sistema. Você enquanto indivíduo pode não ter informações de interesse para um hacker, mas você pode fazer parte de uma empresa e trabalhar com informações importantes para o funcionamento desta. Então, é sempre bom manter a prevenção como qualidade imprescindível para navegação no mundo digital.

Mesmo que você já tenha o hábito de usar a nuvem: Onedrive, Google Drive, Dropbox e etc, pense em outros meios para guardar seus dados pessoais ou os que dizem respeito ao seu trabalho.

Só mais uma coisa: para o backup seguro na nuvem, falaremos sobre senhas e criptografia nas próximas dicas. Fiquem de olho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário