Postagem em destaque

A palavra de ordem é prevenção!

Este blog estréia no mesmo mês que um ataque cibernético mundial, promovido pela Wannacry, infectou sistemas em mais de 100 países, coloca...

Podcast 2

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Por que é tão importante uma Educação em Segurança Cibernética desde cedo?

Segundo relatório da Norton by Symantec, o Norton Cyber Security Insights Report 2017 (https://us.norton.com/cyber-security-insights-2017), o Brasil é o segundo país que mais perdeu financeiramente com ataques cibernéticos, atrás apenas da China, e o país em que mais crianças sofrem com bullying, na mesma posição que a Índia.
Estas vítimas, de um modo geral, são pessoas envoltas de tecnologia, seja em casa, no carro e no trabalho, mas apresentam um ponto em comum, pecam em não seguir alguns princípios básicos da cibersegurança.

Você sabia:

1 - Um dos principais fatores deste aumento de crimes cibernéticos está na popularidade de smartphones, que agora chegam a 236 milhões de aparelhos no Brasil;

2 - 38% das crianças entre 0 e 8 anos já têm um dispositivo eletrônico, como celular, tablet, computador, videogame ou TV.

3 - 72% das crianças entre 10 e 12 anos  possuem um aparelho próprio – os outros 28% não têm, mas usam o dos pais (mais um perigo que explicaremos mais adiante).

REPETINDO AINFORMAÇÃO: E para quem acha que os "Millennials" ou "geração Y" (também chamada de geração da internet) estão fora desta estatística, está completamente errado: 26% deles não possuem nenhum método de proteção em pelo menos um dispositivo.

Então, as perguntas que surgem baseadas nas informações acima são: 

Estamos seguros no ciberespaço? Estamos preocupados em nos proteger ao navegar pelo ciberespaço? E as crianças? Se o adulto não conhece os perigos que o cercam ao utilizar a internet, imagina uma criança. E se o adulto desconhece princípios básicos de cibersegurança, como instruir seus filhos, por exemplo?

As questões são muitas, mas uma coisa é certa:


É NECESSÁRIO UMA POLÍTICA DE PREVENÇÃO E PLANEJAMENTO DE FORMA REGULAR NO QUE DIZ RESPEITO A PROTEÇÃO DE DADOS PARA TODOS QUE SE CONECTAM E NAVEGAM PELO CIBERESPAÇO.

É urgente que o governo, educadores, pais e responsáveis legais apresentem as crianças a segurança online. Primeiro para que se comece uma política de prevenção que evite danos maiores, segundo porque temos uma carência de profissionais na área de cibersegurança e introduzi-los a princípios básicos da mesma seja uma maneira de incentivar o estudo acadêmico e de mostrar a importância das carreiras relacionadas a esta área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário