Em nosso post do dia 20 de julho de 2017 - Jogos online – Estamos seguros e protegidos neste ambiente virtual? - relatamos como cibercriminosos podem utilizar jogos online pra cometer crimes.
Alguns leitores nos pediram exemplos mais específicos de como isso pode ocorrer.
Então, veremos a seguir um exemplo de como agem os cibercriminosos em ambientes de jogos online:
Primeiro, é necessário ter em mente que os consoles de jogos, como Xbox por exemplo, também são computadores, tão modernos quanto os notebooks e com capacidades iguais para enviar e receber mensagens, se conectar com a internet, acesso a aplicativos etc.
Pois bem, vários jogos oferecem a oportunidade de múltiplos jogadores, que conectados, participam de alguma missão, onde quanto mais pontos acumulados e vantagens conquistadas como armas extras, poderes mais fortes etc, podem ser adquiridos, dependendo da sua desenvoltura e habilidades nestes jogos.
O que um cibercriminoso pode fazer neste caso é se infiltrar em um desses jogos, hackear as contas dos outros jogadores, roubar suas pontuações, armas extras, poderes e etc e exigir algo em troca da devolução dos mesmos. Ou pedir algo em troca, e neste caso é muito comum o pedido de fotos íntimas, para doação de armas, pontuação extra etc.
Como a maioria dos jogadores deste tipo de jogo são crianças e adolescentes, os cibercriminosos se aproveitam da ingenuidade dos mesmos para oferecer vantagens que os tornem os melhores jogadores online, em troca de algo imoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário