Postagem em destaque

A palavra de ordem é prevenção!

Este blog estréia no mesmo mês que um ataque cibernético mundial, promovido pela Wannacry, infectou sistemas em mais de 100 países, coloca...

Podcast 2

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Posso ser vítima de crime virtual utilizando apenas as redes sociais?

Se você acha que você esta livre de crimes virtuais ou que isso só acontece com gente rica e famosa ou distraída e descuidada, você está enormemente enganado.
Basta ter um dispositivo conectado a internet, trocar e receber mensagens e ter somente um perfil em rede social que você já se torna uma vítima em potencial dos criminosos virtuais.

Veja o que pode acontecer :

- Falsidade ideológica:
Este tipo de crime também ocorre na grande rede mundial de computadores, se alguém criar um perfil em seu nome em uma rede social, acessar sua conta de e-mail e enviar mensagens se passando por você ou falsificar os campos de e-mail, fazendo parecer que ele foi enviado por você.
Quanto mais informações você disponibiliza na internet sobre a sua vida e rotina, mais fácil se torna para um criminoso virtual furtar a sua identidade, pois quanto mais dados ele tiver disponíveis, mais convincente ele poderá ser ao se passar por você.

Já publicamos anteriormente que sua pegada digital diz muito sobre você!

- Romances pela internet:
Uma das muitas armadilhas que proliferaram nas redes sociais. Nessa modalidade de crime virtual, golpistas criam falsos perfis em redes sociais para seduzir mulheres com o intuito de lhes arrancar boas quantias de dinheiro. São os famosos romances scams.
Quem já passou por isso, além de ter ficado com um enorme prejuízo financeiro, ficou também com um trauma imenso, depressão e em alguns casos, suicídio. (Faremos um post mais detalhado sobre este assunte mais adiante)

- Difamação: 
De repente você pode se deparar com seu nome e imagem associado a uma pessoa ou a um acontecimento que possa denigrir a sua imagem;

- Divulgação de material confidencial:
Suas fotos, documentos e qualquer outro tipo de informação podem ser revelados a terceiros em um picar de olhos.

Mas lembrem-se que para todo crime há uma punição e no mundo virtual não é diferente.
Se você for vítima de algum tipo de crime virtual, ou souber de alguém que esteja fazendo prática dos mesmos, denuncie.
Na barra lateral do nosso blog há uma lista com as delegacias especializadas em crimes virtuais por todo Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário