Postagem em destaque

A palavra de ordem é prevenção!

Este blog estréia no mesmo mês que um ataque cibernético mundial, promovido pela Wannacry, infectou sistemas em mais de 100 países, coloca...

Podcast 2

domingo, 18 de março de 2018

Sociedade Brasileira de Pediatria alerta



Leia abaixo um pequeno trecho do conteúdo informativo encontrado nos links acima:

De acordo com o estudo, uma em cada três crianças e adolescentes usuárias de internet (37%) declarou ter visto alguém ser discriminado na Internet no último ano – o equivalente a 8,8 milhões de jovens.  Entre os motivos identificados para a discriminação, 23% das crianças usuárias citaram preconceito de cor ou raça; 13% mencionaram aparência física; e 10%, relacionamento entre pessoas do mesmo sexo. 

Além disso, 20% das crianças e adolescentes declararam terem sido tratadas de forma ofensiva na internet, caracterizando uma das formas de cyberbullying. Nesta amostra, 21% dos adolescentes deixaram de comer ou dormir por causa da internet, 17% procuraram informações sobre formas de emagrecer, 10% buscaram formas para machucar a si mesmo, 8% relataram contato com formas de experimentar ou usar drogas e 7% declararam ter tido acesso a maneiras de cometer suicídio. 

Para a SBP, esses indicadores ajudam a dimensionar o problema, que pode ser ainda maior, pois, conforme relata a Tic Kids 2015, 77% dos adolescentes e crianças ouvidos enviam mensagens instantâneas ou usam as redes sociais quando sozinhos e 61% já postaram fotos ou vídeos na internet. Também é preocupante o fato de que 39% já tiveram contato com pessoas que não conheciam pessoalmente e 18% encontraram com desconhecidos. 

Fica aqui registrado o nosso alerta para pais, educadores, crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário